sexta-feira, 12 de abril de 2013
dia 2 - Ressaca Social
Este texto é uma continuação do anterior
Bom dia, Face!!! Ainda imbuída da minha indignação, acordei, mais uma vez, com ressaca social. Hoje, com menos raiva no coração, volto a expor minhas ideias sobre a MAIORIDADE PENAL no Brasil. Continuo firme na minha ideia anterior de que se deva criar a lei da Maioridade Penal para 16 anos, já que a mesma acredita que com essa idade um jovem já tenha idade para entender e votar, construindo a história do Pais (Será???!!!). Ratifico que um menino de 16 anos, viciado, com uma arma na mão, vai matar sim. E sem piedade. Mas o pior, é se saber que eles o fazem por uma única razão: SABEM QUE NÃO SERÃO PUNIDOS EFETIVAMENTE. Ou seja: Mais uma vez, no nosso país, a bandidagem aposta na IMPUNIDADE.
No entanto, a minha lucidez social e intelectual leva-me a pensar que não se pode acreditar que essa medida vá dar fim a toda a onda de violência que mancha o nosso país, mas essa medida, associada a um projeto SÉRIO e não oportunista, de políticos safados, que se aproveitarão da comoção social para falar em mudança de lei para angariar votos. (Muito cuidado, gente!!!) Um apoio social efetivo, real. O que se pode esperar de uma criança que vive em lugares torpes, com esgotos a céu aberto, numa família desestruturada, sem escolas que lhes apoie e cobre ações sociais. O que esperar de crianças que se curam de doenças na raça, sem cuidados médicos, qdo não morrem sem qualquer assistência, que brincam de serem bandidos, pois essa é a sua realidade? De crianças que são maltratadas pela própria família, muitas vzs agredidas fisicamente, violentadas pelos seus? Impossível curá-los. Qdo adquirirem massa muscular e puderem pegar numa arma de verdade, não titubearão em matar, estuprar, humilhar.
Hoje, soube que só existem 3 países no mundo cuja maioridade penal é a partir dos 18 anos: Brasil, Venezuela e Peru. TODOS os demais, com milênios à nossa frente, têm maioridade penal que variam entre os 13 e os 16 anos. Acreditam eles que se vc mata alguém, não importa a idade, tem que pagar por isso. Isso, para mim, reflete o respeito à vida e a certeza de que a lei é respeitada por TODOS.
Alguém citou a Bélgica com maioridade aos 18 anos, mas veja: trata-se de um país com um desenvolvimento social fantástico!!!! Um IDH invejável!!! O problema está aí: eles não têm o Morro do Alemão, a Invasão da Saramandaia, Nordeste de Amaralina, TANTAS CRIANÇAS ESTUPRADAS,greves de 120 nas escolas estaduais, nem a impunidade que reina aqui. Não sei se está explicadomas já dá para pensar um pouco. Se vc tiver um tempinho no seu dia hoje, PARE UM POUCO E REFLITA!
Rozana Pires
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário